As abelhas e o acetato de isoamila

O que são feromônios?

A comunicação entre animais é realizada através do uso de sinais visuais, acústicos, táteis e/ou químicos. 

Os sinais químicos são os grandes responsáveis pela comunicação entre os insetos e seu meio ambiente. Estes sinais, podem ser recebidos a curta e/ou longas distâncias, independente do horário do dia e do tipo de habitat. A qualidade de recepção destes sinais, no entanto, dependerá da quantidade e volatilidade das substâncias liberadas a partir da fonte, da velocidade e turbulência do vento e da interferência da vegetação e outras barreiras físicas. 

As substâncias químicas nos insetos são as principais responsáveis pelo comportamento reprodutivo, localização e seleção do hospedeiro, do habitat e, no caso de insetos sociais, da organização da colônia.

Banner QUIMIDEX

Referências

Consulta acervo QUIMIDEX.

Anterior

Consulte o roteiro experimental abaixo:

Reação. Em um balão de fundo redondo, adicionar 0,125 mol de álcool isoamílico, 0,250 mol de ácido acético e 0,05mL de catalisador H2SO4. O condensador de refluxo foi adaptado e a mistura de reação aquecida durante 2 horas em banho de óleo na temperatura de ebulição do álcool correspondente. Após 2 horas de aquecimento, deixe a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente.

Isolamento: Após 2 horas de aquecimento, colocou-se a mistura de reação em um funil de separação, adicionando-se cuidadosamente 100 mL de água. A fase aquosa (inferior) foi desprezada e a fase orgânica foi lavada 2 vezes com 50 mL de solução saturada de bicarbonato de sódio. Desprezou-se novamente a fase aquosa e lavou-se a fase orgânica com 25 mL de água. O éster bruto foi transferido para um béquer, ao qual se adicionou sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro.

Informações adicionais. A lavagem com a solução aquosa de hidrogenocarbonato de sódio tem como objetivo remover a máxima quantidade de ácido acético, visível através da libertação de dióxido de carbono