Sintetizando aromas e aromatizando velas

Ilustração da oficina de velas: uma vela aparece acesa no centro da figura, com várias flores em volta.

Descrição

Na natureza encontramos diversos exemplos de ésteres orgânicos, muitos deles responsáveis pelo aromas de várias flores e frutas. A oficina contém experimentos mostrando a síntese e a purificação de um aroma idêntico ao natural.

Buscamos motivar os alunos do ensino médio inclusive com atividades lúdicas, através da fabricação de velas aromáticas. Cada aluno poderá escolher a essência e o corante de sua preferência. No final, todos podem levar a vela para casa.

Informações

Conteúdos abordados: funções orgânicas, catalisadores, reações químicas, métodos de separação, propriedades físicas e químicas da matéria

Público-alvo: todos os públicos a partir de 12 anos de idade

Duração: 2 horas

Capacidade: até 20 pessoas

Galeria

Material de apoio

Em breve.

Consulte o roteiro experimental abaixo:

Reação. Em um balão de fundo redondo, adicionar 0,125 mol de álcool isoamílico, 0,250 mol de ácido acético e 0,05mL de catalisador H2SO4. O condensador de refluxo foi adaptado e a mistura de reação aquecida durante 2 horas em banho de óleo na temperatura de ebulição do álcool correspondente. Após 2 horas de aquecimento, deixe a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente.

Isolamento: Após 2 horas de aquecimento, colocou-se a mistura de reação em um funil de separação, adicionando-se cuidadosamente 100 mL de água. A fase aquosa (inferior) foi desprezada e a fase orgânica foi lavada 2 vezes com 50 mL de solução saturada de bicarbonato de sódio. Desprezou-se novamente a fase aquosa e lavou-se a fase orgânica com 25 mL de água. O éster bruto foi transferido para um béquer, ao qual se adicionou sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro.

Informações adicionais. A lavagem com a solução aquosa de hidrogenocarbonato de sódio tem como objetivo remover a máxima quantidade de ácido acético, visível através da libertação de dióxido de carbono