Esse Ambiente Temático Virtual sobre Química Verde (ATV-QV) foi criado para possibilitar um melhor entendimento dos problemas ambientais, como os que derivam de processos e produtos químicos. Com ele apresentamos a chamada Química Verde (QV), oferecendo uma ferramenta para auxiliar na construção de simulações de sínteses químicas, para você escolher rotas mais seguras e/ou ambientalmente mais limpas.

Toda prática química contém algum risco, ao ser humano e ao ambiente em seus processos e vários de seus produtos. E a QV, um campo de investigação e de aplicação científico-técnica busca oferecer alternativas mais seguras e cuidados com o ambiente. A QV se fundamenta em 12 princípios (Anastas e Warner, 1998).

O ATV-QV e suas ferramentas são uma oportunidade para que você (professor, aluno e público em geral) realize as simulações sugeridas, testando substâncias, condições de reação mais ou menos verdes e qual é a (ambientalmente) melhor rota de síntese. O resultado de suas escolhas, nas condições de síntese, produzirá uma representação gráfica denominada Estrela Verde, cujo preenchimento e cores indicará o grau de “verdura química”.

Nesse ATV você encontrará informações úteis, roteiros de sínteses e de um tutorial inicial que ajudará você entender os procedimentos e os resultados obtidos.

Desde já, obrigado por visitar o Quimidex e faça bom uso do ATV-QV!

Sobre a Química Verde Sobre a Química Verde Princípios da Química Verde Princípios da Química Verde GHS e MSDS GHS e MSDS Portal Educa Portal Educa Pedagogia da Química Verde Pedagogia da Química Verde Formulario Formulario Sobre a Estrela Verde Sobre a Estrela Verde Tutorial da Simulação Tutorial da Simulação Faça Aqui sua Simulação

Créditos

Coordenação: Patricia Link Rüntzel e Carlos Alberto Marques
Realização: Patricia Link Rüntzel; Carlos Alberto Marques e Santiago Francisco Yunes
Edição de arte: Patricia Link Rüntzel e Thor Christiansen Alves Sampaio de Sá Freire
Programação: Gustavo Borges; Thor Christiansen Alves Sampaio de Sá Freire e Renata Cristina Gonçalves 
Edição de conteúdo: Patricia Link Rüntzel

Apoio:

Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica – Projeto QUIMIDEX na escola

Consulte o roteiro experimental abaixo:

Reação. Em um balão de fundo redondo, adicionar 0,125 mol de álcool isoamílico, 0,250 mol de ácido acético e 0,05mL de catalisador H2SO4. O condensador de refluxo foi adaptado e a mistura de reação aquecida durante 2 horas em banho de óleo na temperatura de ebulição do álcool correspondente. Após 2 horas de aquecimento, deixe a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente.

Isolamento: Após 2 horas de aquecimento, colocou-se a mistura de reação em um funil de separação, adicionando-se cuidadosamente 100 mL de água. A fase aquosa (inferior) foi desprezada e a fase orgânica foi lavada 2 vezes com 50 mL de solução saturada de bicarbonato de sódio. Desprezou-se novamente a fase aquosa e lavou-se a fase orgânica com 25 mL de água. O éster bruto foi transferido para um béquer, ao qual se adicionou sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro.

Informações adicionais. A lavagem com a solução aquosa de hidrogenocarbonato de sódio tem como objetivo remover a máxima quantidade de ácido acético, visível através da libertação de dióxido de carbono