A química das cores

Ilustração da oficina de cores: desenhos estão pendurados em um varal: há uma paisagem montanhosa, um dinossauro, uma casa, um gato e uma árvore.

Descrição

Através de experimentos lúdicos, que envolvem a produção de diversas cores e tipos de tinta, incentivar o interesse pela química. Os alunos podem desenhar e pintar com as tintas produzidas.

A oficina das cores conta com experimentos que exemplificam, demonstram, simulam e associam a fatos do nosso cotidiano. Nosso grupo adaptou a oficina e substituiu reagentes químicos de tal modo a possibilitar sua manipulação por diferentes públicos, inclusive por alunos com pouca ou nenhuma vivência com materiais de laboratório, sempre sob a supervisão direta dos integrantes de nosso grupo.

Informações

Conteúdos abordados: matéria, moléculas e átomos; concentração e diluição de soluções; ácido/base; métodos de separação/extração

Público-alvo: crianças até 12 anos

Duração: 2 horas

Capacidade: até 20 pessoas

Galeria

Material de apoio

Em breve.

Consulte o roteiro experimental abaixo:

Reação. Em um balão de fundo redondo, adicionar 0,125 mol de álcool isoamílico, 0,250 mol de ácido acético e 0,05mL de catalisador H2SO4. O condensador de refluxo foi adaptado e a mistura de reação aquecida durante 2 horas em banho de óleo na temperatura de ebulição do álcool correspondente. Após 2 horas de aquecimento, deixe a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente.

Isolamento: Após 2 horas de aquecimento, colocou-se a mistura de reação em um funil de separação, adicionando-se cuidadosamente 100 mL de água. A fase aquosa (inferior) foi desprezada e a fase orgânica foi lavada 2 vezes com 50 mL de solução saturada de bicarbonato de sódio. Desprezou-se novamente a fase aquosa e lavou-se a fase orgânica com 25 mL de água. O éster bruto foi transferido para um béquer, ao qual se adicionou sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro.

Informações adicionais. A lavagem com a solução aquosa de hidrogenocarbonato de sódio tem como objetivo remover a máxima quantidade de ácido acético, visível através da libertação de dióxido de carbono