Exposições permanentes

A química dos perfumes

Descrição

A perfumaria mescla arte e ciência e é capaz de seduzir até o mais gélido coração. Afinal, um perfume pode marcar pessoas, imortalizar momentos e traduzir sentimentos.

Através dos perfumes podemos realizar várias viagens. Viajar no tempo e na história; viajar pelo planeta e conhecer perfumes e aromas de várias regiões; viajar pelo universo da moda e das tendências, sejam elas antigas ou atuais; e principalmente, viajar pelo mundo da Ciência, em especial, a Química. O perfume faz parte da história da humanidade e o progresso da perfumaria caminha lado a lado com a Química. 

No Quimidex, é possível realizar todas essas viagens através da exposição “A Química dos Perfumes”, onde o visitante pode conhecer a História da Perfumaria através da Química (ou a história da Química através da perfumaria), observar exemplares de grandes nomes da perfumaria, compreender como sentimos os cheiros, desafiar seu olfato e conhecer aromas específicos da Amazônia. Venha nos visitar e realizar uma viagem pelo mundo da perfumaria.

Informações adicionais

Período da mostra: permanente

Público-alvo: todos os públicos

Capacidade: 20 pessoas


Exposições temporárias

Ensino de Química: equipamentos e recursos didáticos

Descrição

A mostra “Ensino de Química: equipamentos e recursos didáticos” abre o Espaço de Exposições Temporárias do Quimidex – Laboratório de Divulgação Científica em Química. A nova sala surge com o objetivo de trazer ao público visitante temas diversos que o conduzam à reflexão, proporcionando momentos de prazer e de aprendizagem. Esta primeira exposição apresenta equipamentos e recursos didáticos utilizados na formação de profissionais da Química ao longo dos 50 anos do Curso de Química da UFSC, campus de Florianópolis. Nesta pequena viagem pretendemos apresentar o design, a funcionalidade, o funcionamento e a evolução tecnológica dos instrumentos apresentados, além de permitir ao visitante a interação com os mesmos.

Informações adicionais

Período da mostra: 9 de março de 2020 a 30 de julho de 2021

Público-alvo: todos os públicos

Capacidade: 20 pessoas

Consulte o roteiro experimental abaixo:

Reação. Em um balão de fundo redondo, adicionar 0,125 mol de álcool isoamílico, 0,250 mol de ácido acético e 0,05mL de catalisador H2SO4. O condensador de refluxo foi adaptado e a mistura de reação aquecida durante 2 horas em banho de óleo na temperatura de ebulição do álcool correspondente. Após 2 horas de aquecimento, deixe a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente.

Isolamento: Após 2 horas de aquecimento, colocou-se a mistura de reação em um funil de separação, adicionando-se cuidadosamente 100 mL de água. A fase aquosa (inferior) foi desprezada e a fase orgânica foi lavada 2 vezes com 50 mL de solução saturada de bicarbonato de sódio. Desprezou-se novamente a fase aquosa e lavou-se a fase orgânica com 25 mL de água. O éster bruto foi transferido para um béquer, ao qual se adicionou sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro.

Informações adicionais. A lavagem com a solução aquosa de hidrogenocarbonato de sódio tem como objetivo remover a máxima quantidade de ácido acético, visível através da libertação de dióxido de carbono