Texto escrito por RÜNTZEL (2020)

A história do Love Canal é um exemplo de graves acidentes provocados pelo depósito inadequado dos resíduos químicos. A disposição inadequada e a falta de monitoramento do depósito provocaram danos a saúde e ao meio ambiente. Questionamentos não faltam: Como um bairro se constituiu em cima de um depósito de resíduos tóxicos? Qual seria a forma correta de armazenamento? Qual o processo de descontaminação do local? Qual a responsabilidade do governo e da empresa privada? Diversos regulamentos foram introduzidos como conseqüência da contaminação do Love Canal.

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem técnica desenvolvida para organizar e facilitar a comunicação dos perigos dos produtos químicos em rótulos e FISPQ (Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos) (WALLAU; JÚNIOR, 2013).

O GHS conceitua os perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente e fornece um conjunto padronizado de símbolos, palavras e frases para comunicar informações sobre os perigos químicos (UEMA; RIBEIRO, 2017).

Pictogramas: elementos gráficos que representam a classe de perigo associada ao produto químico (UEMA; RIBEIRO, 2017).

Palavra sinal/advertência: a palavra perigo sinaliza maiores níveis de severidade e a palavra cuidado/atenção níveis menores de severidade (UEMA; RIBEIRO, 2017).

Frases de perigo: Descrevem os perigos, como por exemplo, “líquido e vapor facilmente inflamáveis”. São representados pela letra H e uma sequência de três números (UEMA; RIBEIRO, 2017).


Fonte: Wallau e Santos Júnior (2013).

Frases de precaução: apresentam medidas a serem tomadas para minimizar ou prevenir os efeitos da exposição aos produtos perigosos. Também são representados por um código, cuja letra P significa precaução e uma sequencia de três números (UEMA; RIBEIRO, 2017).

Fonte: Wallau e Santos Júnior (2013).

Os produtos químicos podem ser encontrados em muitos dos produtos que usamos em nossas vidas cotidianas. Alguns produtos químicos representam riscos para os seres humanos e o meio ambiente. Use este vídeo para obter informações sobre produtos químicos e sua regulamentação sob o GHS, sobre formas de prevenir e reduzir a poluição e sobre produtos químicos, práticas e produtos químicos mais seguros.

Referências

HERCULANO, S. Justiça ambiental: de Love Canal à cidade dos meninos, em uma perspectiva comparada. In: MELLO, M. P. (org). Justiça e Sociedade: temas e perspectivas. São Paulo: LTr, 2001, p.215-238.

UEMA, L. K.; RIBEIRO, M. G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Química Nova, v.40, nº3, p.353-361, 2017.

SILVA, M. A “insustentável” história do “Love Canal”. Disponível em:<http://lounge.obviousmag.org/organic/2014/06/a-insustentavel-historia-do-love-canal.html> Acesso em 19 de nov. De 2019.

WALLAU, W. M.; JÚNIOR, J. A. S. O sistema globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS) - uma introdução para sua aplicação em laboratórios de ensino e pesquisa acadêmica. Química Nova, v.36, nº4, São Paulo, 2013.

Anterior

Consulte o roteiro experimental abaixo:

Reação. Em um balão de fundo redondo, adicionar 0,125 mol de álcool isoamílico, 0,250 mol de ácido acético e 0,05mL de catalisador H2SO4. O condensador de refluxo foi adaptado e a mistura de reação aquecida durante 2 horas em banho de óleo na temperatura de ebulição do álcool correspondente. Após 2 horas de aquecimento, deixe a mistura reacional esfriar à temperatura ambiente.

Isolamento: Após 2 horas de aquecimento, colocou-se a mistura de reação em um funil de separação, adicionando-se cuidadosamente 100 mL de água. A fase aquosa (inferior) foi desprezada e a fase orgânica foi lavada 2 vezes com 50 mL de solução saturada de bicarbonato de sódio. Desprezou-se novamente a fase aquosa e lavou-se a fase orgânica com 25 mL de água. O éster bruto foi transferido para um béquer, ao qual se adicionou sulfato de sódio ou sulfato de magnésio anidro.

Informações adicionais. A lavagem com a solução aquosa de hidrogenocarbonato de sódio tem como objetivo remover a máxima quantidade de ácido acético, visível através da libertação de dióxido de carbono