Construindo a Estrela Verde

Para construir a Estrela Verde leia com atenção os passos a seguir.

1º Passo: Ao clicar no ícone acima “Clique aqui para construir a Estrela Verde”, escolha a opção “Experiência de Separação”.
Procedimento experimental Procedimento experimental para extração de óleo essencial de laranja por hidrodestilação1: Cortar e pesar 100 g de casca de laranja. Transferir para um liquidificador, adicionar 200 mL de água e triturar de forma a obter uma suspensão espessa. Transferir a suspensão para um balão de destilação de duas bocas (500 mL), previamente pesado, e destilar a mistura. Adicionar, através de um funil de separação, mais 100 mL de água ao longo da destilação. Interromper a destilação quando não se observar mais óleo a ser destilado (aproximadamente 3 horas e 30 minutos). Colocar o destilado num funil de separação e separar o óleo da água. Secar o óleo de laranja com sulfato de cálcio anidro (sulfato de cálcio anidro é o agente secante, que remove o resíduo de água ainda presente no óleo). Transferir o óleo, com a ajuda de uma pipeta de Pasteur, para um frasco limpo e seco, previamente pesado, e determinar a massa de óleo extraída.

2º Passo:Preencha os dados da tabela abaixo conforme os campos que aparecem no simulador. Também escolha os códigos de perigo para cada substância da tabela. Você pode encontrar essa informação na ficha de segurança de produtos químicos.

OBS: Para essa experiência, você precisa preencher os dados do produto separado/extraído com a fórmula química no simulador.

Para escolher os códigos de perigo no simulador, é preciso abrir o pdf da ficha de segurança. Na ficha de segurança, os códigos de perigo estão destacados na seção 2.2. As fichas de segurança fornecem informações sobre os perigos das substâncias químicas.

FISPQ óleo de laranjaCasca de laranja: sem indicação de perigo
FISPQ sulfato de cálcioOs restos de cascas de laranja são inócuos
3º Passo: No simulador escolha um critério para cada princípio da Química Verde. Você também pode clicar em “justificar” para abrir uma tela e escrever o motivo da escolha para o princípio.

Os princípios P1, P5 e P12 são preenchidos automaticamente.

Avaliar o restante dos princípios (P6, P7 e P10) de acordo com o roteiro experimental.

Informações sobre degradabilidade e renovabilidade podem ser obtidas nas fichas de seguranças dos produtos químicos. Dica: A casca de laranja e o óleo de laranja são renováveis. O óleo essencial de laranja e as cascas são degradáveis. Não foram encontradas informações sobre a degradabilidade do sulfato de cálcio.
4º Passo: Após construir a Estrela Verde para o uso do sulfato de cálcio como agente secante, compare a Estrela Verde com o cloreto de cálcio.
Estrela Verde para o cloreto de cálcio IPE:41.66
Para debater

Após construir e comparar a sua Estrela Verde reflita sobre a pergunta a seguir:

Quais os possíveis impactos ambientais causados pelo descarte de cascas de laranja em aterros sanitários?

Referência da metodologia experimental

1 BRANDÃO, J. B. Ensino de Química Verde no ensino médio e técnico com enfoque na experimentação e abordagem CTS. 197 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Rio de Janeiro, 2022.

2 LIMA, F., B.; PLACEDES, J.; CARDOSO, C. R. Avaliação do rendimento dehidrodestilação para a produção de óleo essencial das cascas de Citrus sinensis(L.) Osbeck. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação, v. 4; n. 3; p. 257-266, out./dez. 2019.


Desenvolvimento da página

Pesquisador: Patricia Link Rüntzel
Design: Taina Bueno
Agradecimentos: Prof.ª Dra. Marilei Mendes Casturina Sandri
Ao Projeto CNPq Pró-Humanidades 420046/2022-4 – Quimidex Ambiental – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

Anterior